-
Arquitetos: Dom Architect Studio
- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Dulux, Panasonic, The Rain Open House, White Horse Ceramic, Xingfa Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa T é um projeto de casa localizado em uma nova área residencial na pequena cidade de Ha Tinh, no centro do Vietnã. A residência é um lugar tranquilo para a família que vive na agitação de uma nova cidade, na qual os espaços verdes estão sumindo. Um bom espaço arquitetônico pode despertar o sentido da vida espiritual de seus usuários, assim como satisfazer plenamente as necessidades de uma família.
A residência é uma estrutura espacial básica, a solução é simples, mas suficientemente interessante para trazer um espaço residencial dentro de uma área urbana em desenvolvimento. A casa foi construída recentemente com métodos básicos de construção e técnicas indígenas. Os detalhes arquitetônicos simples foram utilizados para minimizar o tempo de construção, assim como os custos investidos. Os interiores acessíveis e o mobiliário simples são fatores que contribuem para a grande crença de que podemos criar um bom espaço sem a necessidade de materiais caros.
A garagem localizada no pátio frontal é uma característica local, mas através da visão de um profissional experiente, esse espaço poderia ter uma área para um automóvel e algumas motos, e uma outra para um pequeno jardim verde, minimizando a área coberta por concreto.
Os espaços comuns do primeiro pavimento são conectados entre si, para criar um uso sem descontinuidades. Apesar de ser necessário separar o compartimento da cozinha, ele foi concebido para se ligar a espaços externos. O dormitório do primeiro pavimento é um espaço que demanda certa privacidade, por isso foi separado por um pequeno jardim que cria uma ventilação silenciosa e estabelece maior grau de conforto. Esse jardim corre até os pavimentos mais altos da casa e cria o mesmo efeito nos demais espaços.
No segundo pavimento há uma área comum aberta para um corredor que conecta os espaços frontal e posterior da casa, junto com uma cruz de madeira entalhada, luz natural e um espaço de estar abaixo, o que cria uma ideia de conexão com a natureza, um sentido de pureza no espaço e um lugar para o culto das crenças religiosas do proprietário.